Qualquer negócio hoje que não esteja pensando em vendas, está fadado ao fracasso, por isso, ter efetividade nas vendas é um passo para garantir o crescimento do seu negócio.

Te trago 10 táticas práticas de como ser mais produtivo na hora de vender, boa leitura!

1. Tenha um bom planejamento de vendas; Antes de iniciar, reveja seu planejamento de vendas: levando em consideração as estratégias de vendas que vêm sendo aplicadas desde o primeiro contato com os possíveis novos clientes da oferta ao fechamento, analise o que está funcionando e o que precisa ser mudado.

2. Processos claros, bem definidos e de conhecimento geral; Para o bom desempenho de quem vende é importante ter ciência de como funciona a engrenagem da sua empresa, ou seja, o profissional que atende seu cliente precisa enxergar e conhecer todos os passos do que você comercializa para que ele passe segurança no diálogo com o cliente e saiba o que depende dele e o que não depende, para que ele não ofereça algo que não possa cumprir. Não é vender e pronto. É entender para atender!

3. Tenha boas ferramentas ao seu favor; Hoje, om as ferramentas digitais, melhorou muito a organização e fluxo de trabalho. Busque automatizar alguns processos e dedique-se ao relacionamento com seu potencial cliente. O uso do CRM (Customer Relationship Management) é muito indicado para isso, pois, por meio dele, é possível executar diversas funções como:

– Cadastramento dos clientes;

– Enviar e-mails, fazer ligações;

– Acompanhar o histórico de conversa entre vendedores e clientes;

– Se relacionar com seus prospects, através de conteúdos gerados pela sua marca.

– Dentre várias outras funções.

Outra ferramenta importante no processo de vendas são as Redes Digitais, estar presente na principal rede do seu consumidor, interagindo com eles é básico.

4. Mostre valor; A função da sua empresa é demonstrar que não apenas vende algo, mas que resolve um problema, isso é essencial ao consumidor. É preciso mostrar valor naquilo que você comercializa. Se ele enxerga apenas preço, pedindo desconto, é porque não enxergou o valor no seu atendimento, na sua marca, no seu produto/serviço. Desperte a necessidade do consumidor comprar a sua solução. E tenha um atendimento encantador, para que assim ele sinta-se atraído pela sua marca.

5. Invista em treinamentos que melhorem o desempenho da equipe; Te pergunto: Você acha que não treinar sua equipe e ela continuar com você irá fazer você vender mais?

Tenha a prática de desenvolver pessoas. Reserve um tempo na sua agenda para promover treinamentos específicos, ou contrate um profissional que faça isso de forma regular.

O rendimento das pessoas que trabalham com vendas é maior quando estão bem preparadas, logo, quanto você investe nisso, mais retorno de vendas terás. Essa prática precisa ser constante.

6. Tenha um atendimento diferenciado; Um dos diferenciais competitivos que sua empresa tem em relação ao seu concorrente direto é o ATENDIMENTO. E perceba, hoje em dia o cliente ele compara experiências de atendimento entre empresa de qualquer segmento, ou seja, na cabeça do cliente se ele é bem atendimento na padaria do bairro dele e é mal atendido no posto de combustível ele faz a comparação da experiência. Trocando de posto de combustível por outro pois o primeiro não atendeu ele como a padaria atende. Percebe isso? É meio louco, mas o cliente não comparará você com seu concorrente, mas sim a experiência de atendimento que teve com você em relação à melhor experiência que ele já tenha tido. Então, foca em ENTENDER para ATENDER. Busca se relacionar com teu consumidor, a venda será consequência disso.

7. Venda mais para o mesmo; Tática infalível para aumentar tuas vendas e teu faturamento. É um grande desafio aumentar o ticket médio do teu cliente, mas é mais fácil vender para quem te conhece e gosta da sua marca, do que conquistar novos clientes. Essa tática te traz fidelização e indicações de novos clientes pelos já clientes.

8. Trabalhe a motivação do time de vendas; O mercado hoje é feito de Pessoas para Pessoas. E como seres-humanos temos nossos desgastes naturais, por isso, a importância de você, enquanto líder do seu negócio, garantir a motivação diária da sua equipe. Reforço inclusive que: a forma com a qual você atende seus liderados, será a mesma forma que eles atenderam seus clientes. Ajude seu time a se auto-motivar, desperte neles o senso de dono, isso é fundamental para aumentar a produtividade.

Lembra: pessoas motivadas trabalham melhor!

9. Seja aberto para novas ideias; O que você comercializa hoje, será comercializado como daqui a 5 anos? Busque captar novas ideias, otimizar processos, ampliar seu mercado. Seja criativo e desperte a criatividade entre seus colaboradores. Faça reuniões rápidas apenas de ideias e inovações para o seu negócio, você vai se surpreender com as mais insanas ideias, que de alguma forma podem ajudar seu negócio a sobreviver.

10. Faça o monitoramento das vendas; Esse acompanhamento é a grande diferença entre negócios profissionais e negócios amadores. Lembra do P.E.E.M = Planejamento, Estratégia, Execução e MONITORAMENTO. Sempre existirão falhas, por isso temos que promover sua correção imediatamente, essa tática tem que ser constante para que a curva no gráfico continue subindo. Sem monitoramento não há como saber se as estratégias estão dando certo.

Por fim, continue evoluindo… Quanto mais afinamos nosso instrumento – ou seja, nosso discurso, ouvindo mais o cliente, treinando constantemente – seremos profissionais, líderes e empreendedores melhores, de alta performance.

“Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.” Ayrton Senna