Bem sabemos que o comportamento e hábitos do consumidor atual mudou, muito pelo advento da nova onda tecnológica. Os consumidores estão cada vez mais conectados, atentos e exigentes. Como as empresas de Varejo e Serviços devem atender à este novo consumidor?

O Varejo 4.0 é a integração dos múltiplos canais de atendimento com a tecnologia, fazendo com o processo de compras do novo consumidor torne-se algo mais interativo, torne-se uma experiência de consumo. O papel do profissional de vendas será insubstituível, a tecnologia, processos robóticos irão contribuir para aumentar os resultados de uma marca/empresa, mas o que realmente dá e dará resultado é o contato Pessoa x Pessoa, pois aí está a personalização do atendimento humanizado. Já não há mais dúvidas de que o retorno e a fidelização dos clientes bem atendidos é um benefício efetivo para as empresas, principalmente as inseridas no chamado Varejo 4.0. O grande desafio é: as empresas varejistas se posicionarem num mercado tal competitivo à ponto de conquistas clientes fiéis. Acredito que a fidelização de clientes é um processo contínuo, ou seja, eu como empresa tenho que ter o discernimento de entender as reais necessidades do meu consumidor a ponto de transformá-lo em cliente e num relacionamento efetivo, ir renovando meus compromissos, meu atendimento, conquistando assim esse cliente a cada ponto de contato dele com minha marca, seja online ou offline.

A jornada de compras do consumidor mudou!

As empresas têm que se reinventar diariamente. Por exemplo, lojas varejistas, tem que mudar a vitrine diariamente. Tem que está conectada no ambiente digital, utilizando as principais mídias sociais que atendam ao seu público-alvo e tem que está conversando com esse público diariamente. É inadmissível uma empresa varejista não atualizar conteúdo relevante todos os dias e ficar postando apenas datas comemorativas ou promoções. Tem que buscar o relacionamento, pois venda é relacionamento. Hoje o cliente olha o instagram de uma loja mas muitas vezes vai pessoalmente adquirir um produto na loja física, e aí que tem que haver a mágica: entender para atender, encantar para fidelizar, de forma personalizada e exclusiva, só assim você transforma esse consumidor em cliente.

Para finalizar, deixo um dica para você atender melhor seus clientes e conquistar novos;

A dica é simples, mas antes a empresa deve conhecer seu propósito, conhecer seu público-alvo e buscar se relacionar com esse público.

Dica: Entenda seus processos e busque gerar experiências positivas no cliente em cada canal de contato dele com sua empresa, seja no ambiente digital ou físico, até porque, num mercado tão commoditie o principal diferencial competitivo é a cultura de atendimento.